The Enchanted Prince#

Desafios de Newhaven#

Na atualização de introdução de Newhaven, vimos a apresentação de 6 novos NPC, localizados no novo território:

  • A Seagull, que direciona os novos personagens para Rookgaard.
  • Anna, navegadora que leva os personagens level 8+ para Thais.
  • Avriel, comerciante de equipamentos e suprimentos.
  • Flavius, banqueiro.
  • Gustavo, o guarda da ilha.
  • Viola, professora de spells para todas as vocações.

Além de suas funções normais, Viola e Gustavo oferecem uma quest cada um:

  1. Viola pede que busquemos um livro perdido tomado por um fantasma. Mais adiante, descobrimos que trata-se do Book of Wisdom, cuja descrição é complexa demais para um item numa área inicial:

It weighs 1.00 oz.

Its written in an unrecognizable language. Showing strange drawings, multiple notes and mystic figures. It might be useful for someone.

Língua irreconhecível? Desenhos estranhos e místicos? Certamente, um livro bastante interessante, entretanto a descrição é a única informação que obtemos dele.

  1. Gustavo é um guarda que se voluntariou para ajudar na questão da invasão dos globins do Muglex Clan em Newhaven, e que estariam cada vez mais próximos da vila ao sul da ilha. A quest exige que matemos 20 goblins.

Ambas quests são simples, sem muito aprofundamento na história, exceto pela descrição ousada do Book of Wisdom. Servem para apresentar os desafios pelos quais passam os moradores da ilha: a invasão de goblins e a presença de assombrações de mineiros soterrados durante um acidente nas minas. Os residentes de Newhaven ilustram os dois casos:

Jogador: mines

Avriel: Legends say that a tragic accident buried a group of miners alive. Since then their souls have been roaming these tunnels, willing to find their next victim. So please be careful there!

Jogador: muglex

Viola: These little green goblins once arrived with ships, ever since our village has been under constant attack. Fortunately the wooden walls and Gustavo are keeping the danger out.

O outro livro#

Em toda a área de Newhaven, há somente dois livros: o Book of Wisdom, que comporta-se como um item de quest, que sequer pode ser lido; e um livro presente na casa de Viola, chamado The Enchanted Prince. Este é um item fixo na casa, não podendo ser colocado no inventário. Segue seu texto:

The Enchanted Prince

This book tells the story that once upon a time, there was a prince who set out into the world to seek adventure and fought bravely alongside his friends and comrades. One day, however, on one of their adventures, they encountered a witch who turned the prince into a bear. Since then, his friends and his princess have been trying to find a way to transform him back into his human form.

Underneath the story is a handwritten note: “I have reason to believe that the enchanted prince is Ben the brown bear, who is currently staying with Grizzly Adams. I have a few ideas on how to break the spell, but no concrete clues yet.”

Semelhante a outros livros e pergaminhos encontados em Tibia, este livro não contém a história em si, mas um resumo da história. Somente ao final é transcrito um comentário de rodapé que está escrito à mão no livro. Curiosamente, Viola não faz comentários sobre seus livros fora do âmbito da quest, por isso é inconclusivo definir quem é o autor do livro ou da nota de rodapé.

A nota de rodapé traz uma correlação da narrativa do livro com o mundo do jogo: Ben, o urso de estimação de Grizzly Adams, um caçador residente de Port Hope, poderia ser um príncipe que, durante uma aventura com amigos, foi transformado em urso por uma bruxa.

O autor da nota de rodapé também diz que tem algumas ideias de como reverter a maldição que caiu sobre o príncipe, mas nada de concreto por enquanto. Quando questionada sobre isto, Viola não esboça reação.

Relacionamentos#

Após o conhecimento deste suposto fato, podemos tentar obter mais informações ainda em Newhaven. A história do livro suscita apenas uma reação em Anna:

Jogador: Ben

Anna: Hmm, no one in the village has that name. Oh wait… Gustavo mentioned it once.

Questionado sobre a história, Gustavo desconversa:

Jogador: Ben

Gustavo, the Guard: You’re talking about the bear, aren’t you? Yes, it’s a long story. And one that I don’t necessarily want to share with everyone. It’s personal, you could say.

Apesar de falar pouco sobre o assunto, Gustavo revela duas coisas importantes: ele tem um envolvimento pessoal com o urso Ben, e isto é uma história longa que poucos sabem a respeito.

Conversando mais um pouco com Gustavo sobre sua vida anterior a Newhaven, ele se abre mais:

Jogador: job

Gustavo, the Guard: I used to serve in Thais, but I volunteered to protect this village. I wonder how Tim is doing in the capital.

Jogador: Tim

Gustavo, the Guard: Tim is a good friend of mine. He works as a guard in the city of Thais.

Gustavo comenta que ele fazia parte do exército em Thais, mas foi voluntário para proteger a vila de Newhaven das ameaças. Além disso, ele cita sua amizade com Tim, um dos guardas de Thais.

Como os outros guardas de Thais, Tim é bastante fechado a conversas. Conseguimos extrair algumas informações de Tim durante a primeira parte da Inquisition Quest, mas o assunto abordado é aparentemente desconexo com a história que estamos abordando.

Em breve, veremos o que Tim tem a dizer sobre Gustavo. Por enquanto, podemos verificar o que os outros moradores de Newhaven têm a dizer sobre Tim:

Jogador: Tim

Anna: He is a friend of our guard Gustavo but he lives in the capital Thais.

Jogador: Tim

Flavius: Isn’t that the guard from Thais? I heard Gustavo talking about their ongoing friendship despite being apart.

Jogador: Tim

Viola: He once visited over from Thais, I heard Gustavo and him are are good friends.

Jogador: Tim

Avriel: If you ever need someone to handle the ugly things, he’s your guard to do it.

Surpreendentemente, todos os moradores de Newhaven têm algo a dizer sobre Tim. Resumindo:

  • Tim e Gustavo são bons amigos e continuam assim apesar de separados.
  • Tim já visitou Gustavo após sua mudança para Newhaven.
  • Tim é um guarda que pode lidar com coisas feias?! Que tipo de trabalho sujo o Tim faz?

Agora, vejamos o que Tim tem a dizer:

Jogador: Gustavo

Tim, the guard: Oh yes, he’s an old friend of mine. He left Thais to protect a small village from a goblin clan.

Jogador: Ben

Tim, the guard: The bear? Yes, I know him. Well, this is kind of a personal story. And one that I don’t want to share with everyone.

Tim confirma que conhece Gustavo, e relata o mesmo discurso sobre o urso. Ao que dão a entender, ambos dividem uma história pessoal com o urso Ben, e não dividiram esta história com muitas pessoas.

Infelizmente, nenhum dos dois aprofunda seus conhecimentos sobre o assunto. Inevitavelmente, a investigação converge para o próximo envolvido.

O urso#

Ben é um NPC existente no jogo desde 2009. Na internet, encontramos poucas informações sobre ele. Até então, ele não passou de um animal de estimação do caçador Grizzly Adams.

Grizzly Adams é uma figura importante para os que se aventuram em Tiquanda, pois ele fornece parte da quest “Killing in the Name of…”. Interrogando-o, conseguimos obter algumas informações sobre Ben:

Jogador: name

Grizzly Adams: My name is James Adams but people call me ‘Grizzly’ because of my pet. Ben must be somewhere around, that old bounder.

Jogador: Ben

Grizzly Adams: Have you seen him? He must be somewhere around here, but don’t worry, he always comes back to me.

Jogador: Thais / Carlin

Grizzly Adams: Ahhh, the main continent….rough and beautiful. The bears there are great….I got Ben from the main continent.

Temos bastante coisa aqui. Novamente, vamos resumir as informações:

  • O nome de Grizzly Adams é, na verdade, James Adams. Em inglês, ‘grizzly’ é uma maneira de se referir a ursos, e James Adams ganhou este apelido por causa de Ben.
  • De alguma forma, Ben é apegado a Grizzly Adams, pois sempre retorna a ele. Realmente, Ben tem o comportamento de vagar erraticamente pelo sul de Port Hope, e retorna para a casa de Grizzly Adams em alguns momentos.
  • Grizzly Adams encontrou Ben no continente. Da maneira que ele fala — “I got Ben” — fica a dúvida da circunstância: Ben foi adotado, caçado, sequestrado, comprado…?

Não conseguimos extrair de Grizzly Adams mais informações sobre a vinda de Ben para Tiquanda, a sua origem, quem deu esse nome a ele, etc.

Além de suas falas durante um diálogo, Grizzly Adams possui uma frase expontânea sobre Ben:

Grizzly Adams: Where is Ben, the old walking bag of fleas? Oh well, he’ll come back when he’s hungry.

São dois momentos em que Grizzly Adams refere-se a Ben como “old” (old bounder e old walking bag of fleas). Seria esta somente uma forma particular de Adams referir-se ao urso, ou seria Ben realmente velho? Não há mais informações por enquanto.

Como já foi dito, Ben também é um NPC, e conseguimos iniciar um diálogo com ele. Com as pistas do livro The Enchanted Prince e os outros NPC envolvidos, é possível receber de bem um retorno de quatro palavras:

Jogador: hi / hello / bye

Ben: Groar.

Jogador: Tim / Gustavo / witch / prince

Ben: *The bear eyes you knowingly*

A partir da conversa que tivemos com Gustavo e Tim, era alta a possibilidade de Ben reagir a seus nomes. Entretanto, Ben também reage a “witch” e “prince”.

E, diferente de outros NPC animais como Noodles, que é bastante participativo, Ben somente nos encara, sem emitir sons, como se tentasse expressar que há uma história por trás disso tudo.

Por enquanto, somente Ben está disposto a nos mostrar que há uma relação entre ele, Tim, Gustavo, uma bruxa e um príncipe. Seria Ben o mesmo príncipe do livro? Qual é o reino deste príncipe? Quem seria a bruxa? Qual é a participação dos guardas Tim e Gustavo? Qual é a identidade real de Ben? Sequer sabemos se ele era um príncipe humano.

Mais pesquisas#

Outras informações coletadas com ou sem relação com o caso Ben:

Gustavo#

  • Diferente dos guardas de Thais e Venore, usa um uniforme sem capa, e na cor laranja.
  • Em Newhaven, é o único NPC que faz referência aos deuses:

Jogador: Banor

Gustavo, the Guard: Praise Banor! May the great warrior be with us!

Jogador: Crunor

Gustavo, the Guard: Crunor is the god of nature, trees, plants and fertility. He created all plants of Tibia after his own image. He is also called the Lord of The Trees and the Great Tree. …

Gustavo, the Guard: Crunor also created the wolves in order to protect his forests against the orcs. There is a small shrine in his honour in the woods south of the village.

Todos os guardas de Thais e Venore veneram Banor, então isto não é de surpreender. O estranho é sua manifestação muito maior sobre Crunor. Além disso, ele cita uma “small shrine” de Crunor, que sequer existe em Newhaven.

Outras pesquisas#

Foram feitas pesquisas sobre os fatos e personagens envolvidos no caso Ben, sem obtenção de informações até o momento: junto à bruxa Wyda, no exército de Thais, na TBI, na sede da Inquisição.

Até chegarmos no fim desta história, continuaremos a investigar.